ENTRE E CONHEÇA O MAIS NOVO PORTAL DA QUÍMICA!

Creio que a verdade é perfeita para a matemática, a química, a filosofia, mas não para a vida. Na vida contam mais a ilusão, a imaginação, o desejo, a esperança

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PROJETO TECNOKITS - EDUCAÇÃO AMBIENTAL


No dia 3 e 4 de agosto de 2010 foi realizado uma oficina com as temáticas EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECICLAGEM, no CEM DE GURUPI, com participação de professores das escolas que forma selecionadas com o PROJETO TECNOKITS.
As formadoras Nívea Vasconcelo e Rafaella Soares vieram do interior de São Paulo (Sorocaba) para compartilhar as informações ambientais que vem acontecendo no Brasil e propor ações, principalmente de reciclagem, pois este projeto é composto de um kit ambiental, na qual tem uma máquina que recicla papéis, principalmente nas Escolas, pois, o desperdício é muito grande.

Veja a máquina.

OBJETIVO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Forma cidadãos que saibam identificar os problemas e participar efetivamente de sua solução e prevenção

A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização e perceber a correlação dos fatos, tendo visão integral do mundo em que vive. Portanto a escola é um dos locais privilegiados para a realização da Educação Ambiental.


REFLETINDO SOBRE A RECICLAGEM

De forma abrangente, a palavra reciclagem significa alterar o ciclo, dar um novo ciclo de vida a algo que já existe, ou mudar a forma de utilizar algo.
O Assessor Adelson (Geografia) apresentou suas artes ambientais, ou seja, reciclando o lixo que vira luxo, como podemos observar na foto , chamou atenção das formadoras e despertou admiração para os outros professores no processo de reciclar.
O Assessor Adelson já vem trabalhando na sede de Gurupi nas Escolas com o projeto ambiental RECICLANDO O LIXO, motivando os alunos a serem os peritos da natureza e implantando idéias de conservação do meio ambiente.

A reciclagem intelectual e/ou cultural deve iniciar com profundas reflexões em relação:

1. ao tipo de vida que levamos, se somos demasiadamente consumistas;
2. aos pensamentos que permeiam nossa mente, se são pensamentos competitivos ou cooperativos;
3. as atitudes que tomamos, se somos individualistas ou não;
4. os alimentos que utilizamos, se são produtos industrializados ou naturais.




MOMENTOS DA OFICINA






A ESCOLA

- Trabalhar com atitudes;
- Formar valores;
- Ensinar procedimentos;
- Proporcionar ambiente coerente;
- Garantir situações práticas;
- Promover participação;
- Construir ambiente democrático.






“ Ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas; elas se educam entre si mediadas pelo mundo...”

Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário